03/12/2011

Pesquisa sobre interação


Design Interactions at Royal College of Art - Londres

            O Royal College of Art tem como principal objetivo a interação digital com diferentes tecnologia eletrônicas e computação, a interação entre o design e os outros campos da arte e da ciência. Estão interessados nas  consequências sociais, culturais e éticas das tecnologias emergentes através do design. Procuram um maneira fértil de pensar a vida ao nosso redor, dentro de nós e no nosso futuro.

  • When the home stops - Joseph Popper
O que acontece se a nossa confiança e dependência da inteligencia artificial  for além dos limites:

  • Desiging robot shoes - Kevin Grenman
Um workshop que ensina princípios da robótica e como fazer alguns brinquedos que permitam imaginar o mundo como o robô vê-lo.
  • The buttons - Nitipak Samsen: 
A funcionalidade dos botões (extensão do desejo humano de controlar) é alterada para "inter-controlar" o planeta e as pessoas:

http://vimeo.com/5313148


  • Crossing borders - Ka Fai Choy:
 Visualizações do espaços digitais/privado na fotografia pública:



Interaction Design Institute (IVREA), Milão 




      O IVREA age como um centro cultural para expandir e disseminar o design de interação, surgido no Vale do Silício, especialmente na Itália, pesquisando tecnologias inovadoras e educando designers para trabalhar nesses campos de pesquisa.



  • Mus~ync - Haraldur Unnarson:
Uma interface musical que te premia com sons quando você executa uma tarefa corretamente. Objetiva trazer a música para nosso cotidiano.


  • Design Improv (Nathan Waterhouse): 

Um kit de cartões de instrução, apresentados como um jogo, que ajudam grupos de designers a pensar em abordagens para diversos temas.



  • Neighbourhood Satellites (Myriel Milicevic): 
Sensores, alimentados por luz, que monitoram o ambiente de maneira divertida. Objetiva uma maior integração entre a pessoa e o ambiente (hoje em dia as pessoas acabam ficando destacadas do ambiente porque procuram diversão dispositivos móveis).




Delft University of Technology (TU Delft), Delft




  • Transparent interfaces - coordenador do projeto: Prof. Dr. H de Hidder:


      Busca maneiras de permitir ao usuário interagir com o conteúdo na mão e não se incomodar com como controlar ou interagir com o produto,  fornecendo produtos com mecanismos para coletar informações sobre o que o usuário está fazendo ou olhando e se adaptar com base nos essa informação para as necessidades e desejos do usuário.



IDEO



A proposta da IDEO é identificar necessidades, comportamentos e desejos latentes nas pessoas, focando no ser humano, explorando as possibilidades tecnológicas e contribuindo para o desenvolvimento de empresas nos setores público e privado.

Node chair for Steelcase: a Steelcase é uma empresa de design de interiores, com a qual a IDEO se aliou para pensar em modos de melhorar a experiência de aprendizado dentro de sala de aula. Dessa parceria surgiu essa cadeira, que tem várias adaptações que permitem, por exemplo:
  • organizar a sala de aula para servir a diferentes estilo de ensino;
  • o estudante acomodar-se da forma mais confortável possível, já que a cadeira se ajusta à sua estatura;
  • maior interação entre os estudantes, devido à sua mobilidade e ao fato de que as mesas podem se juntar de forma a criar uma grande mesa de conferência.



Long-haul travel experience (para Air New Zealand): a partir de pesquisas com os usuários, a empresa criou "a experiência de voo mais agradável", tudo pensado nas necessidades humanas (alguns reconhecem nesse espaço uma oportunidade de interação, outros preferem a reclusão - é preciso pensar nesses dois tipos de usuários):

http://vimeo.com/10909664

Nenhum comentário:

Postar um comentário